Redes sociais e a aprendizagem
Em época de globalização, cada vez mais as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano das pessoas que criam grupos no Facebook, Twitter, Orkut etc. Esses ambientes virtuais tornam-se também local de estudos, podendo assim transformar-se em excelente ferramenta de aprendizagem.
Essas redes de relacionamento, se bem exploradas promovem a interação e potencializam o compartilhamento de assuntos que integram os conteúdos necessários à aprendizagem dos estudantes conectados para estudar, realizar pesquisas, estabelecer discussões, enfim navegar nos espaços virtuais num modelo atual e prazeroso de aprender.
Longe de ser apenas objeto de entretenimento, a internet pode ajudar tanto o professor quanto o aluno a desfrutar do novo recurso, podendo despertar o interesse para conteúdos obrigatórios através de jogos, chats de debates, fóruns de discussão e blogs que permitem aos usuários acessarem informações e construírem seus conhecimentos. No entanto é preciso estabelecer regras para a mediação dos grupos, disponibilizar conteúdos, compartilhar bons exemplos, elaborar calendário de eventos, organizar chats para a resolução de dúvidas on-line e envolver os participantes a fim de obter o sucesso no ensino aprendizagem. Entre os cuidados que devem ser tomados no uso das tecnologias como recurso pedagógico, está a relação professor aluno, ambos precisam se comportar de modo imparcial sem agir como se fossem amigos íntimos e sim como usuários de um espaço público em que expõem-se e não devem arriscar sua imagem cometendo erros ortográficos, tecendo comentários inadequados, publicando fotos comprometedoras, enfim atitudes inadequadas que não cabem aos grupos de estudos em redes sociais.
Fonte :Jornal Educar APPAI,Ano 15, 2012.


Este é um assunto ainda considerado tabu dentro das salas de aula, pois o professor continua excluindo esse poderoso recurso de sua prática docente. é necessário que sejam revistas as maneiras de se trabalhar com a informática nas escolas. Professor deve reformular seus conceitos e inserir as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Nossos alunos que estão muito à frente no conhecimento perdem por não possuir critérios sadios nas suas escolhas.
ResponderExcluirGostei dessa abordagem, fez com que pensássemos em nosso dia a dia na escola.
Achei importante a sua notícia sobre as redes sociais sendo utilizados também para auxiliar na aprendizagem. Era importante que o professor explorasse com aos alunos essas ferramentas, já que esta é muito utilizada pelos nossos alunos para entretenimento.
ResponderExcluirSeria interessante que essa notícia fosse divulgada entre os professores, pois acredito que muitos desconhecem a utilização dessas ferramentas para a educação.
As redes sociais têm sido uma ferramenta importante no tocante ao estreitamento de relações. E isso deveria ser utilizado pelos professores como auxílio às aulas. Realização de trabalhos em grupo, debates sobre as matérias e outros que poderiam contribuir de forma positiva no desenvolvimento do ensino.
ResponderExcluirMuito interessante a sua abordagem, pois muitos professores ainda encaram as redes sociais como divertimento, esquecendo-se de aproveitar essa poderosa ferramenta para a aprendizagem.Se utilizarmos as ferramentas agradáveis aos alunos, a aprendizagem se dará de forma mais prazerosa e significativa.
ResponderExcluirAs redes sociais como ferramenta de ensino-aprendizagem, possibilita o professor apresentar novas maneiras ensinar, levando os alunos interagirem, criando um ambiente de troca. Parabéns pela notícia.
ResponderExcluirOi, Rô! Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e professores, e, essa é uma realidade imutável. O uso das redes sociais, usufruído de forma consciente, concebe-se como verdadeiro aliado da aprendizagem. Parabéns pelo blog!
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